Quero seguir este blog

terça-feira, 9 de junho de 2009

Medicina natural - Maçã


Fica aqui uma dica sobre a importância da maçã como uso medicinal. Achei muito interessante. Nos dias de hoje, em que nossos organismos estão tão sacrificados com essas alimentações tão artificiais acho que vale à pena tentar... Mas não se esqueçam de que é um tratamento que você fará juntamente com os cuidados de seu médico.


Uso Medicinal
A maçã é um depurativo do sangue. Em virtude do seu conteúdo em ácido málico, elimina os detritos provenientes do metabolismo.
As curas de maçã combatem a gota e o reumatismo.
A maçã é digestiva. Em todos os lugares se diz que “a maçã é boa para o estômago”. Madura, favorece a cura da hipercloridria. É um alimento de mérito nas dispepsias infantis.
A maçã, crua ou assada, é peitoral. Na tuberculose, na bronquite e na asma, dá resultados especiais. O caldo de maçã ajuda a curar os catarros pulmonares. De modo geral, a maçã é boa para as afecções das vias respiratórias.
As afecções da garganta em geral se combatem com uma dieta de maçã acompanhada de gargarejos de suco de maçã. Quentes, curam a rouquidão.
O suco de maçã também combate a difteria, as febres, os cálculos da vesícula e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário, os catarros intestinais, os transtornos de gravidez.
O purê de maçã é indicado em caso de palpitações do coração.
Para favorecer a cura das inflamações dos olhos, lavam-se duas vezes por dia com uma mecha de algodão em suco de maçã ácida.
A maçã cozida em forma de geléia é bom ungüento para as dores reumáticas. Friccionar as partes afetadas, livremente, a qualquer momento.
A casca da raiz da macieira, em decocção, é útil par adebelar os acessos de febre.
Valor Alimentício
A maçã possui valiosas qualidades nutritivas. Dado seu conteúdo em vitaminas (A, B1, B2, C) e em sais, especialmente de potássio, fósforo, sódio, ferro, etc, é um alimento especial para as crianças, para as pessoas que exercem atividades mentais, para as mães que amamentam e para os convalescentes. Comendo maçãs cruas, bem maduras, poderão se sentir mais dispostos e saudáveis.
Maçã é muito bom especialmente para os indivíduos que sofrem de transtornos vários em virtude de terem durante muito tempo abusado dos alimentos cárneos, dos pescados, etc.
Sempre que higienicamente possível, deve-se come-la com a casca e com as sementes, para aproveitar todos os seus sais e vitaminas. Os doentes do estômago devem comê-la descascada. Em caso de úlcera e gastrite agudizadas, convém usá-la bem cozida, sem a casca, e aproveitar o caldo.
A maçã pode ser consumida crua, assada, cozida, em marmeladas, geléias, doces diversos, tortas, rocamboles naturais, sucos, etc.
O elevado teor de pectina na maçã, um glicídio não digerível, torna esta fruta especialmente indicada nos distúrbios gastrintestinais, como diarréia, colite, etc. Esta fibra age como colóide hidrófilo, retendo elementos em trânsito como água e sais minerais e favorecendo a função intestinal. Os que sofrem de prisão de ventre devem preferi-la crua, com a casca (bem lavada), e comê-la com as sementes. É ainda mais recomendável usar maçãs juntamente com mamão, em caso de intestino “preguiçoso”.


Um comentário:

Anônimo disse...

sim...tudo a mae terra nos dá